INBOUND MARKETING

Leve o seu consumidor a conhecer e fidelizar sua marca através de ferramentas, estratégias e conteúdo!

VEJA COMO PODEMOS TE AJUDAR

Os clientes não querem mais ser interrompidos para a venda. Em vez disso, buscam cada vez mais qualidade e personalização.

Estratégias de

INBOUND MARKETING

Como aplicar o 

INBOUND MARKETING

Ferramentas de

INBOUND MARKETING

ESTRATÉGIAS

Veja como fazer a estratégia de Inbound Marketing baseada no OPDC

Para que o inbound marketing funcione como o desejado, é fundamental estabelecer um planejamento muito bem estruturado.

Você deve começar fazendo o OPDC, levantamento de um briefing básico do projeto do seu cliente, para escalar isso em termos de inbound marketing, e fazer o uso efetivo do marketing de atração.

Levando isso em conta, podem-se assinalar quatro etapas principais:

Objetivos

Antes de entregar conteúdo para clientes ou de escolher um determinado canal, é fundamental definir que tipo de objetivo é desejado a partir da execução dessa estratégia. É possível visar ao aumento do alcance, ganho de visibilidade, geração de leads e clientes e assim por diante.

Plano

A partir disso, deve-se elaborar um plano de execução em fases. É nesse momento que são definidas quais ações serão utilizadas e de que forma tudo será aplicado.

Desafios

Antever as principais dificuldades economia tempo e evita imprevistos que poderiam fazer com que a estratégia ficasse agarrada. Ao mapear esses pontos, fica mais fácil contornar os obstáculos.

Cronograma

O inbound precisa ter um cronograma muito bem definido, de maneira que as ações sejam consistentes e contínuas. Assim, podem-se distribuir os esforços adequadamente.

COMO APLICAR

Como aplicar o Inbound marketing

A partir do reconhecimento inicial, a aplicação do inbound marketing demandará algumas ações para chegar ao sucesso.
Dentre elas estão:

Estabelecer o plano

Tudo o que será feito pela empresa deve ser trazido para o papel. Isso leva à criação de um plano completo, como ao tratar da elaboração de conteúdo para clientes, SEO e assim por diante

Aplicação das estratégias

Com tudo já estruturado, as ações são colocadas em prática, de modo que os resultados comecem a ser observados. Uma vez que o cliente chegue ao site e tome alguma ação, como ao deixar seu contato, ele se transforma em lead.

Obtenção da conversão

Se o lead foi gerado, é hora de trabalhar para que ele se torne um cliente, que é um dos grandes objetivos de uma campanha on-line. Para isso, são aproveitados fluxos de nutrição e acompanhamento, com a abordagem acontecendo no momento propício.

Criação e manutenção do relacionamento

Mais do que conquistar um novo cliente, essa estratégia tem o objetivo de gerar promotores da marca. Para isso, é conveniente investir em satisfação e em relacionamentos. O uso de e-mails, por exemplo, ajuda a criar uma relação fortalecida e que gera resultados em longo prazo.

FERRAMENTAS

Ferramentas utilizadas no Inbound Marketing

|

Blog

O blog é um dos canais mais utilizados para criar conteúdos relevantes. A partir dele, é possível produzir materiais de topo, meio e fundo de funil, atraindo tráfego qualificado e potencialmente levando à conversão.

Mídias Sociais

Devido ao impacto das mídias sociais, elas também são ótimos canais de criação e promoção do marketing de conteúdo. Ainda funcionam para interação, relacionamento e aproximação entre marca e clientes.

SEO

A Search Engine Optimization (SEO) ou otimização para mecanismos de busca visa a posicionar os conteúdos de maneira mais atraente. Quanto mais alto ele estiver, maior é o número de oportunidades geradas e de tráfego atraído.

Site

Não existe presença digital sem um site. É nele que o blog está incluso e, também, onde os leads podem ser monitorados e entrar em contato. Ele precisa ser funcional, responsivo e estar de acordo com toda a estratégia.

Call to Action

São elementos, como textos, botões e links, que levam o lead a uma página de destino. Eles estimulam a tomada de ação e fazem com que fique mais próxima a conversão em compra.

Landing Pages

Sendo páginas de captura, as landing pages são extremamente chamativas e persuasivas. Como o principal objetivo é levar o lead a realizar uma ação, é nesse local onde muitas das ofertas são expostas.
i

Formulários

Eles são utilizados nas landing pages e servem para coletar informações relevantes sobre os clientes em potencial. Não devem ser muitos campos, mas têm que oferecer insights poderosos.

Lista de Contato

Todos os dados devem ser armazenados e agrupados para que possam ser utilizados futuramente. Ter uma boa lista, portanto, é o que coroa, de certa forma, os esforços anteriores.

SEO