Deixando de lado a conhecida burocracia e a alta carga tributária imposta aos brasileiros, acredito que entender o significado de empreender possa ser o maior desafio a quem queira iniciar um negócio próprio.

A  alta taxa de desemprego do país acaba levando muitos brasileiros a iniciar um negócio “por conta própria” com o sonho de ganhar mais e trabalhando menos. Quando o ideal seria que a decisão de empreender não fosse por necessidade e sim uma decisão consciente e planejada.

A dura realidade aponta para um alto índice de fechamento das pequenas e micro empresas.

Analisando os motivos desses fechamentos podemos concluir que a “causa mortis” da maioria é falta de planejamento e gestão ineficiente. O que nos remete a questão,. O empreendedor sabia o significado de empreender? E todas as implicações decorrentes?

Empreender é decidir realizar (tarefa que pode ser difícil e trabalhosa); tentar.pôr em execução; realizar. Isso nos leva crer que para iniciar um empreendimento devemos ter um plano contemplando:

Um objetivo definido e claro

Considerando os conhecimentos e habilidades adquiridos,

Conhecimento do mercado em que se pretende atuar

Qual o tamanho da concorrência.

O que eu posso fazer de diferente. lembrando que bom atendimento não é diferencial é obrigação.

Os meios para atingir esse objetivo

O que eu preciso para colocar esse plano em funcionamento?

Prazos para implantação.

Em quanto tempo posso iniciar as atividades?

Tempo de maturação do negócio?

Planejamento financeiro

Capital necessário. Onde buscar o capital.

Controle de receita e despesas

Quando começo a ter lucro?

Um plano B. Indicando as alternativas caso as metas estabelecidas não sejam atingidas.

Apagando incêndio

Hoje os micro empresários, por falta desse entendimento, acabam confundindo alguns princípios básicos de administração, sendo um dos principais destaques confundir o caixa da empresa com o próprio bolso. Sendo que muitos não sabem dizer se está tendo lucro ou prejuízo.

Outra constatação é que o empresário passa muito tempo apagando incêndio, isto é resolvendo pequenas questões do dia a dia do negócio e não foca no planejamento estratégico da empresa.

Essa relação chega ser 80% do tempo apaga incêndios e 20% trata de estratégias, isso quando não fica navegando nas redes sociais.

Concluindo . Aprender a empreender eis a questão.

Simples assim…….

O desafio é grande  pois demanda uma reforma profunda no  nosso sistema educacional e  uma melhoria no sistema de financiamento para esses notáveis brasileiros que ousam empreender apesar das adversidades.