Abordar o cliente é um passo importantíssimo na venda, é o momento em que você pode conquistar a atenção dele ou perdê-la.  Quem aqui já deixou de comprar algo por ter sido mal atendido pelo vendedor? Ou ao contrário, quem aqui já comprou algo (que não tinha a intenção de comprar) só por ter sido muuuuuito bem atendido ?

Uma abordagem bem feita é parte de uma venda fechada, então fique ligado nas dicas abaixo de gatilhos que irão lhe ajudar a ter sucesso nas vendas e garantir melhores resultados.

  1. Crie uma base comum: elogie, crie um ambiente onde não existam desvantagens;
  2. Crie Reciprocidade:  reciprocidade é uma troca ou acordo mútuo. Para criar reciprocidade receba um agradecimento de forma correta. Ao fazer favores a alguém, receba os agradecimentos da seguinte forma: – Obrigada, eu sei que você faria o mesmo por mim!   – Obrigada! Tenho certeza que posso contar com você quando precisar!  Não agradeça dizendo: – Imagina, Isso faz parte do meu trabalho!  – Disponha, não precisa agradecer, estamos aqui para isso!
  • Seja portanto o primeiro a oferecer elogios, soluções e prestar serviços e favores. Assim ao receber o agradecimento, você terá a oportunidade de influenciar pela reciprocidade.
  1. Use o nome do cliente: Chamar seu cliente pelo nome é a chave para avançar do nível automático para o nível inteligente da comunicação. Estudos comprovam que o som mais agradável para a mente humana é o nosso nome , porque este som faz vibrar nossa energia corporal.
  2. Faça perguntas inteligentes: Respostas fortes exigem perguntas fortes. As perguntas mais eficazes são aquelas que começam com COMO, QUEM , QUANDO, ONDE, O QUE, POR QUE, QUANTO. Toda pergunta iniciada com essas palavras exige uma resposta mais detalhada e explicativa.
  3. Ouça com atenção: Presta atenção nas respostas. Aquilo que o cliente disse em resposta a sua pergunta fará com que você o conheça melhor, descobrindo seus gostos e preferencias.
  4. Estabeleça o Rapport: Rapport é colocar-se em sintonia com o seu interlocutor através da linguagem por usar durante a conversa o mesmo vocabulário que ele. Se ele fala devagar ou depressa, acompanhe seu ritmo. O comunicador que consegue se sintonizar com seu interlocutor através da sua linguagem verbal e corporal, estabelece o rapport e tem maior chance de vender para ele.
  5. Acompanhe a concretização da venda: Nos dias de hoje, para marcar um gol de verdade e manter o cliente satisfeito e torcendo por você e seu time, não basta vender e virar as costas. É preciso acompanhá-lo até que ele se sinta bem atendido.
  6. Agradeça: Faça os clientes se sentirem pessoas importantes. Isso vai mexer com o ego deles. Com isso, seus clientes farão de tudo para sentirem novamente a sensação prazerosa de serem bem tratados enquanto satisfazem uma necessidade de consumo.

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